“Todas as gerações me proclamarão bem-aventurada” (Lucas 1, 48). Atendendo a esta profecia da Virgem Maria, que leva o cristão ao encontro com Deus, não há um sinal mais claro dessa realidade nos dias atuais do que rezar o ''Santo Terço'', meditando nele o nascimento, a crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo, sob o olhar de sua mãe.
O Terço é uma das devoções mais queridas de Nossa Senhora. Nas aparições em Fátima, Portugal, ela pediu aos três pastorinhos que o rezassem todos os dias. O termo terço, que significava um dos três mistérios do Rosário, agora é mantido por sentido histórico, tendo em vista que desde o ano de 2002, o papa João Paulo II acrescentou mais um mistério.
O Rosário é composto por vinte mistérios, divididos em quatro partes distintas (mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos), cada qual contendo cinco mistérios. Cada mistério é composto de um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória, seguido de uma jaculatória, que Nossa Senhora do Rosário de Fátima ensinou aos três pastorinhos. A palavra Rosário significa "Coroa de Rosas", onde a cada vez que dizemos uma Ave-Maria é como se déssemos a Nossa Senhora uma linda rosa. Com cada Rosário completo lhe damos uma coroa de rosas.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário