sábado, 26 de setembro de 2009

Não fique parado! O grito cobra uma reação

O que dizer para alguém que grita com você? Acredito que essa dúvida não tenha ocorrido com a maioria das pessoas. A resposta reside entre as alternativas: outro grito, um tapa, uma ofensa ou simplesmente um choro incontrolável.

Pois bem, qual é a melhor escolha? Depende de quem grita. Se é alguém que exerce algum cargo superior na hierarquia da empresa, pense duas vezes na forma como responderá. Pode ser mandando a pessoa para um lugar que ninguém quer ir ou, respirar fundo, e deixar claro que a forma de tratamento não será tolerada. Se isso não ficar claro, vá direto à polícia para denunciar a agressão.

Se for uma pessoa que não tem esse "poder", pare e reflita se ela é importante para você, se vai fazer falta tê-la por perto alguns anos, meses, dias ou horas. Mande ela pastar, porque essa pessoa, com certeza está com um problemão e, a menos que você esteja à caminho da santidade, não vai conseguir ajudá-la nesse momento. Dê um tempo e veja como poderá ajudar!

Depois que passar o momento de tensão, que provocou o grito insano, se aproxime da pessoa e procure a forma de retomar o diálogo. Vai ser bom para ele e pra você também. Afinal, não dá para guardar mágoa na sacola que a gente recebe de Deus quando somos fabricados. Vai ter um dia que ela pesará demais e você acabará sendo mais um doido gritando com as outras pessoas.

E, você não quer virar mais um louco, não é mesmo? Dê-se o direito de enlouqecer às vezes, para não agredir o próximo. Seja tolerante, bondoso, caridoso e tudo mais de bom que você consiga lembrar e por em prática.

Antes de ouvir os gritos. Esteja preparado para respondê-los. Alguns deles podem vir na forma de ofensa, porém, contém uma pedido de socorro e, se estiver pronto, a ajuda estará ao seu alcance. Fique pronto, como um suco de caixinha. Na hora em que alguém precisar, é só lhe balançar e ter de volta algo que refresque, renove os ânimos e alivie a sede (nesse caso das dores que lhe incomodam).

Você está pronto? Se não, esteja atento para não ser pego fora da validade!

sábado, 19 de setembro de 2009

Em defesa da acessibilidade

Portadores de Deficiência de Santa Rita realizam panfletagem e caminhada em defesa do direito de locomoção dentro e fora do município. A mobilização, que terá início às 7h desta segunda-feira(21) na estação ferroviária da cidade, tem como tema “Campanha de Acessibilidade. Siga essa idéia!”.

A programação, organizada pela Associação em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Rita (ASDESRI), marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O propósito da organização é discutir melhorias nas condições de acessibilidade nos transportes e em prédios públicos e privados da cidade.

A intenção do manifesto, de acordo com a presidente da ASDESRI, Marilurdes Miguel, é cobrar respeito aos direitos desse público. Ela afirmou que quase 20% da população do município, que é de 126 mil pessoas, possui algum tipo de deficiência.

Segundo Marilurdes, que é cadeirante, o município não dispõe de veículos adaptados para deficientes no seu transporte coletivo. Além disso, ela afirma que não são todos os taxistas que aceitam realizar corridas com os portadores de necessidades especiais.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Pare! Viver é necessário

Um momento de reflexão - pesar o certo e o errado - antes de dar o próximo passo. Você já parou para pensar se as atitudes que tomou foram positivas para mais alguém? É difícil viver se preocupando com os outros mas é necessário. Não existe o outro se apartir de nós deixarmos de observar que unidos ficamos mais fortes.

Num desses momentos de reflexão, em que o tempo demorou demais a passar, vi que não era bom agir com individualismo, egoísmo ou indiferença. Ir adiante precisa da noção de que o caminho esteja livre, sem amarras ou cadeias. Pedir perdão é um bom gesto para recomeçar.

Reconhecer a própria fraqueza diante das dificuldades, até mesmo de pensar, é algo que ajuda demais nas pequenas coisas e tudo o que realmente é importante ganha destaque. As coisas que não acrescentam e atrapalham ficam à margem do caminho sem interferir no sucesso. Atue como protagonista no mundo, não perca o foco e siga adiante repassando o bem!

Você é especial, mesmo que seja para si próprio. Não desperdice a vida com as dores do caminhar. Se encante com o bem que vem de dentro de você!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Riqueza de um sorriso

Sorria!

Manter-se alegre é o principal remédio para os principais males do ser humano. Quando nos retraímos, deixando que os pensamentos negativos, preocupações e os próprios defeitos se sobrepor às maravilhas que o mundo oferece, estamos cada vez mais próximos do fim.

Foi Cristo o principal profeta a nos ensinar que amar é o ponto de partida para tudo mais. Afinal, ele é o próprio amor. Na simplicidade de um sorriso de criança, que na pureza de seus atos encanta o mais carrancudo adulto, todos são chamados a se entregar à alegria, à leveza, à felicidade. Seja feliz, sorria e não deixe que nenhum outro sentimento impeça sua interligação com o divino Espírito Santo.

Na perfeição de seus ensinamentos, o Cristo nos impulsiona a encarar nossas falhas, porém, sem deixar que elas assumam importância nos nossos pensamentos. Não é ficando preocupado com o futuro que podemos ser felizes. Isso não leva a nada. Ficar parado nos próprios erros impede não apenas os sonhos e as virtudes, como também que a chama da vida brilhe em seu coração. Se anime, olhe para frente e veja que a luz te move adiante!