Texto publicado na coluna "Panorama Político", no jornal A União (06/08/2011)
*[com correção na nota "Caneca de Galdino"]
A disputa por espaço na Assembleia Legislativa não é de hoje. A estrutura física faz tempo que não comporta a necessidade de deputados e servidores. Apesar da reforma recente do plenário e gabinetes, os parlamentares ainda esperam a sonhada ampliação predial - gabinetes mais amplos e até um plenário maior que possa comportar as atividades, tanto dos próprios deputados como dos profissionais de imprensa que cobrem o dia a dia do Legislativo.
Na próxima semana é esperada a volta dessa discussão, tendo em vista que os deputados buscam a formalização da bancada de oposição, com a disponibilização de um espaço próprio para reuniões e despachos, com estrutura semelhante ao que já ocorre no Congresso Nacional, onde cada liderança possui seu gabinete.
Em discussão desde o início do ano, a proposta motivou um Projeto de Resolução, apresentado pelo deputado Raniery Paulino (PMDB). Apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça, o projeto foi aprovado, porém, com o parecer contrário do relator deputado Antônio Mineral (PSDB).
De acordo com ele, apesar de não existir restrições de ordem regimental, o projeto é desnecessário e comete equívoco técnico ao determinar "Bloco Parlamentar de Oposição ao Governo". Ele acredita que esses conceitos já estão bem definidos nos artigos 209 e 211 do Regimento da Casa.
A discussão deve chegar agora ao Plenário. Será que, apesar da falta de espaço, eles vão aprovar o projeto para ampliar ainda mais o déficit? É esperar pra ver.
>>Caneca de Galdino
O deputado Adriano Galdino (PSB) mantém um hábito interessante e que poderia ser copiado por outros parlamentares da Assembleia Legislativa. Durante as sessões, ele não desgruda de uma caneca de chá de boldo. Lembra até um apresentador de TV famoso, mas, na verdade ele não quer perder nada do que acontece no Plenário. De acordo com ele, é porque não acha o chá servido pela Assembleia Bom. Boa saída do socialista, que disputa a presidência da CCJ.
>> Homenagem
O Senado comemora, no período do expediente da sessão não deliberativa da próxima segunda-feira, às 14h, os 426 anos de fundação do Estado da Paraíba. O requerimento solicitando o evento é de autoria do senador Wilson Santiago (PMDB-PB), que fez um relato histórico do desenvolvimento da cidade.
>> Festa de aliados
O aniversário do senador Cícero Lucena, comemorado ontem, em João Pessoa, teve a presença de aliados nas eleiçõs de 2010 - o ex-governador Maranhão foi um deles. Como era esperado, as ausências sentidas foram o ex-governador Cássio e o deputado Hervázio Bezerra. Sinal de que a campanha continua/começou.
sábado, 6 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário